quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vencemos a Batalha! E a Guerra?



Como foi lamentável ver os terríveis acontecimentos noticiados nos jornais nas últimas semanas sobre Rio de Janeiro. Pela primeira vez deram o verdadeiro nome à tragédia urbana que assola os cariocas à anos, uma Guerra Urbana.
Guerra que foi supostamente vencida quando os homens do BOPE, policiais civis e militares, e pára-quedistas do exercito invadiram e ocuparam a favela da Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão com todos aqueles aparatos bélicos que vimos.
Como disse acima, supostamente vencida! Com certeza a guerra contra o tráfico vai continuar enquanto houver demanda de usuários de drogas, que tem crescido constantemente.
A polícia sozinha não resolverá essa grande mazela social. Essa guerra será vencida efetivamente se houver grandes investimentos psicossociais nas comunidades carentes. É preciso diminuir o contingente de soldados do trafico agindo preventivamente da infância através da educação, cultura, lazer, aconselhamento familiar, geração de renda e saúde.
Se não houver uma invasão fraternal do Estado nas favelas jamais venceremos essa  guerra,  muitos jovens serão mortos, e muitas famílias permanecerão desestruturadas e conseqüentemente ainda seremos uma sociedade caótica. 

Por Jean Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário